Treinamento Telas Interativas – Professores Ensino Fundamental

No dia 3 de fevereiro, no auditório da EM Viver e Conhecer aconteceu a Formação sobre as Telas Interativas para os Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, onde os professores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, manusear e interagir com as Telas.

A Secretaria da Educação de Capinzal adquiriu em novembro de 2021, através de processo licitatório, 25 unidades de telas interativas e 25 suportes móveis fornecidos pela Empresa SIPVOX TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO LTDA, com sede no Município de São Paulo, pelo valor de R$ 29.500,00 cada tela interativa e R$ 2.500,00 cada suporte móvel.

As unidades foram distribuídas entre as escolas municipais da seguinte maneira (cada unidade de tela interativa com seu respectivo suporte móvel):

02 UNIDADES PARA EM IVO SILVEIRA

01 UNIDADE PARA EM ERNESTO HACHMANN

02 UNIDADES PARA EM BERNARDO MORO SOBRINHO

01 UNIDADE PARA EM CONSTRUINDO SONHOS

08 UNIDADE PARA EM VIVER E CONHECER

03 UNIDADES PARA EM BELISÁRIO PENA

07 UNIDADES PARA EM DR VILSON PEDRO KLEINUBING

01 UNIDADE PARA EM CARLOS JAIME DA ROCHA

A aquisição foi realizada através de Emenda Parlamentar do Deputado Marcos Vieira no valor de R$ 300.000,00 e a contrapartida do município foi de R$ 88.500,00 (recursos próprios), R$177.000,00 (recursos do salário educação) e R$ 234.500,00 (recursos do FUNDEB).

O total do investimento foi de R$ 800.000,00 na educação do município.

O uso da tecnologia nas escolas é cada vez mais essencial para se adequar às demandas do momento em que vivemos atualmente, o da revolução tecnológica. A necessidade da aquisição das Telas Interativas, surgiu para aproximar Escola e Aluno nesse mundo tecnológico e tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes. São inúmeros os benefícios da inserção da tecnologia na rotina escolar, dentre eles podemos citar a melhora no desempenho do estudante; aumento da qualidade educacional; tornar as aulas mais atraentes, dinâmicas e interativas; despertar a curiosidade dos alunos; estimular novas formas de aprendizado; estimular a autonomia dos estudantes através das pesquisas e trocas de informações, bem como, contribuir para a otimização da comunicação entre professor e aluno e até mesmo, entre os próprios alunos.

O papel da escola/Secretaria da Educação é o de oferecer recursos para que alunos e professores possam viver o conhecimento de forma plena, e a tecnologia educacional pode ser uma grande aliada neste processo.