Professores participam de formação sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)

No dia 22 de maio, professores da educação da Rede Municipal de Ensino de Capinzal, estiveram participando de Formação Continuada sobre o Atendimento Educacional Especializado de Altas Habilidades/Superdotação, em Joaçaba/SC.

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) referem-se a indivíduos que apresentam um desempenho significativamente superior ao esperado para a sua faixa etária em uma ou mais áreas do conhecimento ou da atividade humana. Estas áreas podem incluir habilidades intelectuais, acadêmicas, artísticas, esportivas ou de liderança. Pessoas com AH/SD frequentemente demonstram um alto grau de curiosidade, criatividade, capacidade de resolução de problemas e motivação para aprender.

Características comuns de indivíduos com AH/SD incluem:

• Alta capacidade de aprender e compreender novos conceitos rapidamente.
  • Pensamento criativo e original, com a habilidade de formular novas ideias e soluções inovadoras.
  • Foco intenso e persistência em áreas de interesse.
  • Habilidades avançadas de resolução de problemas e pensamento crítico.
  • Sensibilidade emocional e empatia elevada.

A identificação de altas habilidades/superdotação geralmente envolve a avaliação por meio de testes padronizados, observações, e relatórios de professores e pais. É importante que essas pessoas recebam suporte adequado para desenvolver todo o seu potencial, o que pode incluir programas educacionais diferenciados, desafios apropriados e oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico.