Equipe de profissionais da Educação Infantil do município de Capinzal, participa de Formação Continuada em Blumenau-SC

Na data de 28 de junho, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou aos profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal, formação continuada e visita nos espaços de Educação Infantil do município de Blumenau.

A formação teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido na Educação Infantil deste município que vem se destacando a nível nacional. Esse trabalho foi reconhecido no 4° Seminário da UNDIME/SC, em outubro de 2022, com o tema: Primeira Infância e Alfabetização.

O município de Capinzal possui uma Proposta Curricular para a Educação Infantil de acordo com a teoria histórico-cultural, elaborada pela equipe de profissionais atuantes no segmento, embasada nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, no documento referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta a criança como sujeito de direitos e protagonista da ação pedagógica, contemplando o seu desenvolvimento integral em todos os aspectos: cognitivo, emocional, físico e social.

O momento oportunizou ao grupo de profissionais a troca de vivências e experiências a partir dos espaços, tempos e metodologias, fortalecendo e contribuindo com a implementação da Proposta Curricular para a Educação Infantil do município de Capinzal.

Na oportunidade a Diretora de Ensino, Cimara Moreira Baú, recebe das mãos do Secretário de Educação de Blumenau, Alexandre Matias, a Proposta Curricular deste município, para ser compartilhada com os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Capinzal.

A equipe avaliou de forma positiva o encontro, pois permitiu fortalecer as concepções de Educação Infantil e as práticas pedagógicas realizadas na Educação de Capinzal.