Alunos da Rede Municipal de Ensino de Capinzal passam por Avaliação Nutricional

A tarefa foi desempenhada em parceria entre a nutricionista responsável técnica do PNAE e os professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino
No primeiro semestre de 2022, 2.843 estudantes das escolas municipais e CMEI’s de Capinzal passaram pela avaliação nutricional. Os professores de Educação Física foram responsáveis pela aferição da altura/estatura e peso corporal e a nutricionista realizou a classificação do estado nutricional.
Os resultados obtidos através do cálculo do IMC apontaram que do total dos alunos avaliados, 1.822 alunos (64%) encontram-se em Eutrofia, ou seja, com peso adequado; 457 alunos (16%) em Sobrepeso; 466 alunos (16%) em Obesidade; 98 alunos (4%) com Baixo IMC para Idade. Comparando os dados atuais com os dados de 2019, último ano que foi realizada a avaliação nutricional, houve a redução de 2% no índice de Obesidade e 2% no índice de Sobrepeso e o aumento de 2% de Baixo IMC para idade
Segundo o Ministério da Saúde, os dados nacionais em 2020, das crianças acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, 15,9% dos menores de 5 anos e 31,7% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e dessas, 7,4% e 15,8%, respectivamente, apresentavam obesidade segundo IMC para idade. Quanto aos adolescentes acompanhados na APS em 2020, 31,8% e 11,9% apresentavam excesso de peso e obesidade, respectivamente.
Segundo a Nutricionista, Alessandra N. Weber, o conhecimento da situação nutricional é um instrumento essencial para avaliar as condições de saúde dos educandos. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes preocupada com esta situação, oferece, no âmbito do PNAE, um cardápio que valoriza os alimentos in natura e minimamente processados e assim proporciona no ambiente escolar o consumo de alimentos adequados e saudáveis. O desafio, no entanto, é estender estas práticas alimentares adequadas para além do ambiente escolar.