Endereço:

Rua Ernesto Hachmann , 505, CENTRO

(49) 3555-8710

Atendimento por telefone

Atendimento:

Segunda a sexta-feira

Capinzal Inspira Leitores através da V Jornada Literária

📖A V Jornada Literária de Capinzal, realizada de 26 a 30 de agosto de 2024, reuniu aproximadamente cinco mil participantes entre estudantes, professores, escritores e a comunidade local. Com o tema “Tecendo Narrativas Transversais”, a jornada trouxe escritores renomados, como Mari Piaia, Pablo Morenno, Maria Luiza Puglia, Ana Lasevícius, Ana Rapha Nunes, Leo Cunha, Fabiano Tadeu Grazioli, Sandra Saruê, a ilustradora Rosangela Grafetti, e os contadores de história Rosane Castro e Marco Araújo.
📖Dividida em etapas, a Jornada Literária começou com a leitura e interpretação de obras nas escolas, seguidas por produções dos alunos orientadas pelos professores. Posteriormente os alunos tiveram a oportunidade de interagir com contadores de histórias, autores e a ilustradora de um dos livros lidos.
📖No início do mês de agosto, os estudantes do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de assistir a contações de história com repertório gaúcho realizadas pela contadora de histórias e escritora Rosane Castro e pelo músico e escritor Marco Araújo.
📖Os livros selecionados para a V Jornada Literária na Educação Infantil, foram os da autora Mari Piaia, sendo eles: A Borboleta Violeta, Jabuti Jurupi, A Arara Clara, A Minhoca Paçoca e A Abelhinha Belinha. No Ensino Fundamental os livros selecionados foram: 1º ano – O Rei Descalço do autor Pablo Morenno, 2º ano – Dona Gambá e a Coisa da autora Maria Luiza Puglia, 3º ano – Plural, a história de um urso singular da autora Ana Lasevícius, 4º ano – Com os pés sujos de lama da autora Ana Rapha Nunes, 5º ano – Vira-lata do autor Leo Cunha, 6º ano – O menino que queria ser árvore do autor Fabiano Tadeu Grazioli, 7º ano – A sorte pulou da Janela do autor Leo Cunha, 8º ano – O menino-peixe do autor Pablo Morenno e 9º ano – Campos de morangos: uma história sobre exploração humana da autora Sandra Saruê.
📖No dia 26 de agosto às 19h, a V Jornada Literária de Capinzal promoveu um encontro especial para toda a comunidade no Auditório da Unoesc, reunindo os autores em um bate-papo literário. Esse momento único permitiu que os participantes conhecessem mais de perto a trajetória, as experiências e as motivações dos escritores presentes. Durante o encontro, os autores compartilharam suas visões sobre o processo criativo, os desafios de escrever para diferentes públicos e as alegrias e responsabilidades de contribuir para a formação de novos leitores. Essa troca de ideias não só enriqueceu a experiência dos presentes, mas também reforçou a importância da literatura como ferramenta de conexão, reflexão e transformação social.
📖Com uma programação variada, o evento foi uma oportunidade para fortalecer o compromisso com a meta de formação de leitores e mediação cultural prevista na Lei Complementar n.º 3.177/2015. Além disso, a Jornada Literária buscou incentivar o hábito de leitura em família, convidando pais a adquirirem livros e a participarem das atividades com os filhos, promovendo assim a cultura do livro e ampliando o repertório cultural dos estudantes.
📚A Secretaria Municipal da Educação de Capinzal também adquiriu livros literários da Biblioteca do PNAE (Programa Nacional ao Ensino) e distribuiu para todas as bibliotecas das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, de acordo com a faixa etária das crianças e adolescentes que frequentam cada unidade. Foram adquiridos e distribuídos aproximadamente 3500 livros literários.
📚A Jornada Literária reafirmou o papel da leitura na formação cidadã, contribuindo para uma sociedade mais reflexiva e capaz de enfrentar os desafios contemporâneos.