Com a finalidade de apresentar à população Capinzalense as ações desenvolvidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar, no mês de outubro serão realizadas diversas atividade nas unidades escolares e também com a sensibilização da população sobre a adoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis.
Desde o início do ano letivo, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vem aprimorando a execução do PNAE, a fim de fazer cumprir a Legislação que trouxe mudanças significativas quanto à oferta de alimentos nas escolas e creches.
A Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020 propõe que o PNAE siga as orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Desta forma, a Alimentação Escolar tem como base alimentos in natura e minimamente processados, com ingredientes naturais, variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares adequados, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis. A Secretaria de Educação realiza um trabalho cuidadoso no que se refere a aquisição, recebimento, distribuição e preparo dos alimentos oferecidos diariamente para os mais de 3200 mil alunos que frequentam as 14 unidades escolares.
O Programa também apoia o desenvolvimento sustentável, com aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Em 2019, do recurso federal recebido, foram adquiridos 84,80% na compra de alimentos oriundos da agricultura familiar, a fim de garantir que sejam utilizados alimentos frescos e de qualidade.
Preparar o alimento é um trabalho feito com todo o carinho por 24 merendeiras que até o mês de setembro prepararam cerca de 197 mil refeições. De segunda a sexta-feira, elas preparam refeições conforme os cardápios elaborados mensalmente pela Nutricionista Alessandra Nelsi Weber.
“Desta forma acreditamos que estamos fazendo o melhor para que as nossas crianças e adolescentes cresçam de forma saudável com conhecimento, para que possam fazer escolhas saudáveis na sua vida futura”, afirma a Secretária da Educação Veranice Maria Lovatel.